top of page
  • CEV

CAPÍTULO BRASILEIRO DA THE VOICE FOUNDATION É INAUGURADO


A TVF é uma fundação norte-americana, considerada a mais importante organização para o estudo e desenvolvimento da voz humana, com foco especial na voz profissional. A fundação organiza um simpósio internacional, o The Voice Foundation Symposium: Care of the Professional Voice, na Philadelphia, desenvolvido ao redor da primeira semana de junho.

O Brasil participa dos simpósios da fundação desde 1984 e nos últimos anos tem mantido a posição de maior participação estrangeira no evento. No recente 46th Symposium, éramos 35 participantes brasileiros, responsáveis por 30 apresentações, distribuídas como 18 pôsteres, 8 apresentações orais, 3 participações em uma sessão especial e 1 workshop.

A TVF confere diversos prêmios e reconhecimentos, todos resultantes de votação por comissões especiais. No presente ano, dois estudos brasileiros foram agraciados com menções honrosas por terem sido considerados excelentes produções de alunos de pós-graduação. A Fga. Dra. Lívia Lima recebeu o prêmio por seu trabalho de doutorado na UNIFESP, sobre disfonia infantil, orientada por mim. A Fga. Mestre Marina Englert foi reconhecida por um desdobramento de seu trabalho de mestrado com vozes sintetizadas, orientado por mim e pelo professor Dr. Jorge Lucero, da UnB, que desenvolveu o sintetizador vocal utilizado no experimento; esse estudo contou com a participação das professoras do CEV, Dra. Ingrid Gielow e Dra. Glaucya Madazio. É um prazer único, uma grande satisfação e um dos meus maiores privilégios viver a alegria de participar da trajetória dessas jovens pesquisadoras, futuras líderes na especialidade no Brasil e com grandes possibilidades de carreira internacional.

Nos últimos anos, a fundação americana vem incentivando a inauguração de capítulos nacionais e internacionais para favorecer a troca de informações clínico-científicas e ampliar a visibilidade da área da voz humana. O capítulo no Brasil na TVF foi solicitado pelo Prof. Robert T. Sataloff, tendo sido recentemente aprovado pelo Board of Directors da fundação e começará a desenvolver suas atividades ainda em 2017. A primeira coordenação do The Voice FoundationBrazilian Chapter será desenvolvida por um grupo de colegas membros da fundação, que coordenarão os dois primeiros anos de trabalhos. São eles:

- Mara Behlau: Fonoaudióloga, Presidente

- Claudia Eckley: Médica Otorrinolaringologista, Vice-presidente

- Deborah Feijó: Fonoaudióloga, Secretária

- Glaucya Madazio: Fonoaudióloga, Tesoureira

- Beth Amin: Fonoaudióloga e Professora de Canto, Relações públicas

O lançamento oficial da TVF Brazilian Chapter será feito em novembro, com a presença da Diretora da Fundação Sra. Maria Russo, em um evento a ser divulgado brevemente. As atividades da TVF Brazilian Chapter são multidisciplinares, multiprofissionais e abertas a todos os interessados, com valores reduzidos para os seus membros.

Para ser parte da TVF você pode visitar a área de membros do portal www.voiceorg.com e escolher a categoria com a qual você quer se comprometer. Como membro você passará a acessar a área privilegiada do site e receber newsletters, informações importantes, descontos em produtos e no valor do simpósio, sendo que algumas categorias ainda incluem a assinatura do Journal of Voice.

Para celebrar a oficialização do capitulo brasileiro foi estabelecido o Prêmio Paulo Pontes, com valor de US$ 3.000,00 (três mil dólares), a serem distribuídos para três colegas brasileiros inscritos no capítulo do Brasil e que apresentarem casos ou estudos interessantes nas reuniões programadas. Essa ajuda financeira deverá ser usada para cobrir a participação no simpósio da fundação, no ano subsequente ao do concurso. Em breve, mais informações sobre as regras para o Prêmio Paulo Pontes.

Fique ligado e participe do evento de lançamento do The Voice Foundation Brazilian Chapter!

Um grande abraço,

Dra. Mara Behlau

Diretora do CEV

bottom of page