O processo de avaliação da comunicação inclui uma série e instrumentos especialmente desenvolvidos para análise dos diversos aspectos da comunicação oral, incluindo a voz, dicção, prosódia e linguagem: avaliação acústica da voz e fala, por meio de programas computadorizados (VOXMETRIA e FONO VIEW, CTS Informática); Teste de Autoavaliação da Competência Comunicativa – TACOM, de Behlau, 2002 (índice de competência de fala e escuta); Teste de Avaliação da Apresentação de Gênero na Comunicação – AGECO, de Behlau, 2002 (preferência por apresentação feminina, masculina ou equilibrada). Avaliações específicas, de acordo com a demanda do colaborador, como competência para discursos, teleconferências, reuniões e debates são também oferecidas.
> Tipo de Personalidade nas Organizações – MBTI®
O instrumento Myers-Briggs Type Indicator é um recurso avançado de verificação de preferências pessoais, com base na teoria sobre os Tipos Psicológicos de Jung. Com mais de 60 anos de uso e pesquisa, é o instrumento mais utilizado no mundo para ajudar pessoas e organizações na compreensão das diversidades individuais. Identifica um dos 16 tipos de personalidade, permitindo que o indivíduo avalie seus pontos fortes, como busca de energia, de informação, tomada de decisão e estilo de vida preferido. Permite também compreender diferenças entre os membros de uma equipe, favorecendo a comunicação, o rendimento e a satisfação no trabalho.
> Estilos de Gerenciamento de Conflitos – TKI®
O Thomas-Kilmann Instrument foi desenvolvido para identificar estilos de lidar com conflitos gerenciais, sendo hoje amplamente utilizado nas empresas, na política e em negociações em geral. Por meio deste instrumento podem ser identificadas quais as tendências comportamentais ao lidar com conflitos interpessoais: colaborar, competir, conceder, conciliar ou evitar. Com o resultado podem ser apreciados os pontos fortes em uma negociação e apreendidos os valores dos estilos que se usa com menor frequência.
> Comportamentos Interpessoais nas Organizações – FIRO-B®
O Fundamental Interpessoal Relations Orientation-Behavior é um instrumento para mapear o comportamento interpessoal dos colaboradores (inclusão-controle-afeto), que auxilia no desenvolvimento de estratégias para lidar com as emoções e favorecer o clima empresarial e o rendimento das equipes. O Firo-B foi desenvolvido para explicar como as necessidades individuais afetam os relacionamentos interpessoais. O resultado da sua aplicação ajuda o indivíduo a compreender seu comportamento, bem como o dos outros com quem ele interage, podendo maximizar o impacto de suas ações, identificar opções para aumentar sua satisfação no trabalho e explorar formas alternativas para alcançar os seus objetivos.
> Inteligência Emocional – EQ-i.2.0® e EQ 360®
Inteligência emocional é um conjunto de habilidades sociais e emocionais que estabelecem como nos percebemos e nos expressamos, desenvolvemos e mantemos relações sociais , usamos informações emocionais para tomar decisões e lidamos com desafios e mudanças. Esses dois instrumentos, o EQ-i 2.0 (Emocional Quocient) e EQ 360 contribuem para a identificação do bem estar pessoal e de relacionamento com os diversos níveis empresariais – pares, superiores e inferiores. Essa avaliação permite traçar um plano estruturado de melhorias na comunicação e no rendimento profissional.