top of page
  • CEV

TVF-Br e PRÊMIO PAULO PONTES 2017


Premio Paulo Pontes

No último dia 27 de novembro foi declarado aberto o Capítulo Brasileiro da The Voice Foundation – TVF-Br, braço da mais antiga e importante fundação internacional para o estudo e desenvolvimento de cuidados com a voz humana. O objetivo da fundação é promover pesquisas para o avanço do conhecimento, publicar estudos científicos e disseminar informação para aumentar a conscientização sobre todos os aspectos relacionados à produção vocal.

A The Voice Foundation – TVF foi fundada em 1969, em Nova Iorque, pelo médico otorrinolaringologista Dr. Wilbur James Gould, que organizou o primeiro simpósio em 1972. A partir de 1989 a fundação passou a ser dirigida pelo Dr. Robert Thayer Sataloff, também otorrinolaringologista, que transferiu a sede para a Filadélfia.

A TVF organiza um evento internacional anual, o Symposium: Care of the Professional Voice, uma reunião científica que tem contado com a participação de inscritos de mais de 20 países, aberta a profissionais de diversas formações, tais como médicos, fonoaudiólogos, professores de canto, professores de oratória, preparadores vocais, cientistas, estudiosos e artistas em geral. São organizadas sessões de apresentação de trabalhos científicos, painéis, mesas redondas, discussões de casos, apresentações de pôsteres e workshops vivenciais para o compartilhamento de práticas vocais. Esse evento ocorre sempre ao redor da última semana de maio e primeira de junho, com a participação intensa de jovens estudantes e ícones nas diversas áreas relacionadas ao estudo da voz.

A TVF incentiva e propõe capítulos regionais ou nacionais, formados por um grupo de membros da fundação que voluntariamente se comprometem a promover os objetivos da organização, de forma colaborativa. O capítulo deve servir como um ponto focal para seus membros compartilharem suas experiências, além de oferecer oportunidades educacionais para seus membros e a comunidade que servem. O respeito à ciência e à contribuição das diversas disciplinas para o avanço da compreensão da voz humana deve pautar todas as atitudes de seus membros. Além do Brasil, os outros capítulos internacionais são: Líbano, México e China.

O capítulo brasileiro foiarticulado por diversos anos e confirmado em junho de 2017, na Filadélfia, com o Prof. Sataloff e a Sra. Maria Russo, diretora executiva da TVF, que veio ao Brasil para a sua inauguração. Esse evento contou com a presença de 67 colegas que testemunharam o apoio da TVF ao capítulo brasileiro, com uma palestra informativa e um interlúdio musical oferecido pela própria Sra. Maria Russo, soprano de carreira internacional, acompanhada pelo pianista e fonoaudiólogo Juvenal de Moura. A composição da diretoria da TVF-Br é a seguinte: presidência: Mara Behlau, fonoaudióloga; vice-presidência: Claudia Eckley, médica otorrinolaringologista; secretaria: Deborah Feijó, fonoaudióloga; tesouraria: Glaucya Madazio, fonoaudióloga; relações públicas: Beth Amin, Fonoaudióloga e Professora de Canto; e coordenadora de mídias digitais: Thays Vaiano, fonoaudióloga.

Na ocasião foi também concedido o 1º. Prêmio Paulo Pontes, um concurso criado para incentivar a divulgação de estudos brasileiros no simpósio da fundação, por meio da concessão de ajuda financeira aos três primeiros colocados. Nessa primeira versão do prêmio concorreram 11 trabalhos, todos de excelente nível, avaliados anonimamente por uma comissão de colegas doutores de diversas disciplinas, nenhum deles envolvido nos estudos e sem nenhuma ingerência da diretoria da associação. Os seguintes especialistas compuseram essa comissão: Dra. Adriana Hachyia, Dra. Anna Alice Almeida, Dr. André Duprat, Dra. Fabiana Zambon, Dr. Geraldo Druck Sant’Anna, Dr. Gustavo Korn, Dra. Joana Mariz, Dra. Katya Nemr, Dra. Leslie Ferreira, Dr. Luciano Neves, Dra. Mauricéia Cassol, Dra. Marta Andrada e Silva e Dra. Patricia Balata. A presidência dos trabalhos foi exercida pelo Dr. Luciano Neves, que entregou os certificados aos vencedores.

Para esse julgamento foram considerados a originalidade da pesquisa, a qualidade metodológica, o avanço do conhecimento e a clareza do material enviado para apreciação. Foram esses os estudos contemplados:

1º. Lugar: Classification of Subjective Parameters of Voice Using Artificial Neural Networks; autores: Andriéli Hilário Barizão, Murillo Augusto Fermino, Danilo Hernane Spatti, Glaucya Madazio, Mara Behlau, María Eugenia Dajer; instituições: UTF-PR, USP-São Carlos e CEV.

2º. Lugar: Perception of Overall Severity of Voice Deviation in Synthesized Voices: Predictive Factors; autores: Leonardo Lopes, Jorge Lucero, Mara Behlau; instituições: UFPB, UNIFESP, UnB e CEV

3º. Lugar: Development and Validation of the Protocol for the Evaluation of the Voice of Hearing Impaired Subjects (PEV-HIS); autores: Ana Cristina Coelho, Alcione Ghedini Brasolotto, Fayez Bahmad Junior; instituições: FOB-Bauru e UnB

A premiação contou com a presenta do Prof. Dr. Paulo Pontes que em sua fala reconheceu a importância histórica do papel da TVF para projetar a ciência e a clínica vocal brasileiras no cenário internacional, a partir da década de 1980. Destacou que o INLAR e o CEV foram os primeiros grupos brasileiros a abordarem a fundação, divulgando pesquisas de qualidade desenvolvidas em nosso país e apresentando soluções para casos clínicos complexos. Hoje o Brasil se constitui no maior contingente de participantes estrangeiros no simpósio e participa como membro de diversos conselhos, comissões e também no corpo de revisores do Journal of Voice, o mais prestigioso periódico científico na especialidade, além de concorrer ativamente para a apresentação de temas livres, pôsteres, painéis e workshops.

A TVF-Br organizará em 2018 quatro sessões abertas de discussão de casos desafiadores, designadas pelo já conhecido nome O MELHOR QUE VI E OUVI: CASOS DE LARINGE E VOZ, um evento pautado pela DIVERSIDADE e INCLUSÃO, organizado de modo rotativo pelos membros da diretoria do capítulo. A primeira dessas reuniões clínicas ocorrerá no dia 2 de março de 2018, das 17h30min às 19h, no auditório do CEV, em São Paulo. Além das reuniões clínicas, nos dias 7 e 8 de abril de 2018, ocorrerá o 1º. Simpósio da TVF-Br, com a participação da Fga. Dra. Eva van Leer, professora da Georgia State University, de Atlanta, Georgia (EUA), designada embaixatriz da TVF no ano de 2018.

Fique atento às mídias sociais da TVF-Br e do CEV para acompanhar nossa programação.

Dra. Mara Behlau

Diretora do CEV

bottom of page